Será que Lula realmente é aposentado por Invalidez?
- RITA COLLOVINI
- 1 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2021
Vou te contar tudinho, fique aqui comigo.

Uma pessoa pública geralmente gera muitas especulações e curiosidades, não seria diferente sobre o ex presidente Luíz Inácio Lula da Silva.
Por este motivo resolvi escrever essa postagem, mas que fique bem claro, não estou aqui para defender ou julgar, apenas analisar as diversas informações soltas por aí e ir direto nos órgãos oficiais, bem como grandes sites de notícias.
Como todos bem sabem, Lula sofreu um acidente de trabalho e veio a perder um dos dedos da mão.(Este é o motivo das especulações).Na época ele ganhou uma indenização pelo acidente de 350 mil cruzeiros e continuou trabalhando.
Cabe dizer que a aposentadoria por invalidez é devida ao beneficiário quando houver incapacidade permanente para laboração, o que não foi o caso do ex presidente.
Pois bem, na época da ditadura, Lula foi considerado um anistiado político, por conta da cassação de seus direitos sindicais.
No ano de 1993 o Ministério do Trabalho daquela época declarou o ex presidente, anistiado político. Com base na anistia deu-se o requerimento a aposentadoria excepcional de anistiado, pela via administrativa, deferido com data retroativa a 5 de outubro de 1988.
A aposentadoria foi concedida quando o ex- presidente tinha 48 anos, mas retroativa aos 43.
Numa investigação feita pelo Ministério Público Federal, concluíram que essa aposentadoria está de acordo com a nossa Constituição Federal de 1988.
Portanto, senhoras e senhores o ex presidente Lula é aposentado, mas não por invalidez e sim pela sua anistia em época da ditadura militar, ao contrário do que muitos falam que seria pela perda do membro superior.
Como disse anteriormente esta postagem não tem intuito político, apenas de informação.






Comentários